Você costuma consumir energéticos? Saiba que esse tipo de bebida pode acelerar os batimentos cardíacos, aumentar a pressão arterial e estimular receptores responsáveis pela contração das artérias coronárias e periféricas. 

Em doses baixas, possui baixo risco de complicações. Há benefícios bem documentados como aumento da vigília, aguçamento da concentração, redução da sensação de fadiga e melhor disposição para treinamento físico.

Quando misturados a bebidas alcoólicas, como vodka, whisky e gin, pode resultar em arritmias cardíacas e aumentar a chance de acidentes.  Se desta combinação participarem também outras drogas, como cocaína e ecstasy, eleva-se de forma importante o risco de infarto do coração e derrame cerebral.

Porém, um grande risco comumente negligenciado diz respeito ao fato de as bebidas energéticas também serem refrigerantes, com alto teor de açúcares ou adoçantes artificiais. Esta característica está relacionada a obesidade, diabetes, dislipidemia e hipertensão.

Não abuse do consumo dessas bebidas! Se você possui predisposição a doenças cardiovasculares ou alguma delas já instalada, sempre consulte um médico para avaliar o risco deste consumo.

 

Compartilhe com um amigo que precisa saber disso!

 

_

Maurício Sperandio | Cardiologista 

CRM-PR 21.717 | RQE 1248 | RQE 302

#cardiosperandio  #drsperandio #cardiologia #cardiologiacuritiba #energéticoesaúdedocoração #saúdecardiovascular #AVC #perigosdoanergético